29/07/2016

Business Intelligence

Projetos focados no desenvolvimento de sistemas de suporte à tomada de decisão. Para facilitar o entendimento destes projetos, abaixo estão listadas algumas fases que fazem parte do processo.

Entrevistas:

Este é o primeiro passo do projeto, e é realizado na dinâmica de um profissional experiente da NGR Solutions em entrevistar os usuários de negócios que precisam dos módulos do Business Intelligence. Neste processo é entendida a demanda de atividades e o que será necessário identificar e fazer a aquisição em relação à dados e ambiente.

Aquisição de Dados:

Após a entrevista com as áreas de negócios envolvidas no processo, a fase de aquisição dos dados é tratada internamente na área de TI onde todos os dados brutos necessários para responder às perguntas devem ser coletados. Os acessos à esses dados devem ser garantidos para que o processo funcione sem problemas.

Ambiente:

O processamento e entrega das informações para suporte à tomada de decisão depende das necessidades da área de negócios. A entrega pode ser feita através de ferramentas flexíveis como o Excel, em forma de ferramentas de exploração visual como o Reporting Services e seus produtos (PowerBI e Mobile Reports) ou então em resultados programáticos utilizando consultas diretas ao Cubo Analítico integrado ao sistema vigente. O entendimento deste cenário é feito nas entrevistas com as áreas de negócios e depois com a área de TI.

Desenvolvimento:

O desenvolvimento do Cubo Analítico é a atividade seguinte ao entendimento do problema. Através da aquisição dos dados o Data Warehouse é modelado e os dados começam a sofrer as movimentações para garantir o funcionamento. Após a montagem do Data Warehouse, o Cubo Analítico é criado e então publicado no servidor. O acesso aos dados processados serão condizentes com o que foi solicitado na entrevista e atendendo as especificações do ambiente.

Gostou? Solicite uma visita!